sexta-feira, 20 de junho de 2008

Despedida

Estamos aqui infelizmente para nos despedir-mos com muita tristeza acabaram as aulas e queremos-vos informar que não continuaremos a realizar o nosso trabalho no blog espere-mos que tenham gostadado.
Com saudades um beijo e boas férias.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O que é o Aquecimento Global?

O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a acção humana realmente está influenciando na ocorrência do fenómeno.

Destruição da Camada de Ozono

A camada de ozónio é uma capa desse gás que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem cloro flúor carbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozónio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as hipóteses de contracção de câncer.

Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera.
Pode provocar uma degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substâncias (radioativas, ácidas, recalcitrantes, etc.) e não respeita fronteiras, por isso pode se tratar de um problema local e transfronteiriço. Este tipo de poluição pode dar origem ao efeito estufa, às alterações climatéricas, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias, diversos tipos de cancros, entre outros.

Fontes poluidoras

Cubatão já foi sinônimo de poluição; em dez anos os índicesdas fontes poluidoras foram reduzidos em 93%Nas décadas de 70 e 80, o pólo industrial de Cubatão, na baixada santista em São Paulo, o primeiro do País, era conhecido como a região mais poluída do mundo. Lançava no ar, diariamente, quase mil toneladas de poluentes. A terra, os rios e os manguezais, que formam o ecos- sistema da região, recebiam indiscriminadamente outras toneladas de poluição.Em 1984, Cubatão resolveu dar a volta por cima. Através da parceria entre a administração municipal, a Companhia de Água do Estado de São Paulo - Cetesb, as indústrias e a comunidade, foi iniciado um rígido programa de despoluição ambiental.A Cetesb iniciou um plano de recuperação do meio ambiente, submetendo as indústrias a um rígido cronograma de controle das 320 fontes poluidoras primeiras identificadas.Os resultados apareceram rapidamente; em menos de 10 anos, os índices das fontes poluidoras foram reduzidos em 93%, e a expectativa é que o controle chegue a 100% até o ano 2008. Hoje são controladas também as fontes poluidoras secundárias, um plano de reflorestamento das encostas foi desenvolvido, junto com a despoluição dos mananciais. A Serra do Mar já tem as suas "chagas", provocadas pela erosão causada pela chuva ácida, recobertas de verde. Os peixes voltaram a viver no rio Cubatão e até o guará-vermelho, uma ave ameaçada de extinção, voltou a habitar os manguezais e a procriar.O reconhecimento do trabalho chegou na ECO 92, pela ONU, que outorgou o Selo Verde a Cubatão, e escolheu a cidade como símbolo da ecologia e exemplo mundial de recuperação ambiental.A preocupação com o meio ambiente está no plano diretor da cidade. Algumas exigências permitiram que Cubatão controlasse a poluição. Os ganhos em qualidade ambiental só foram possíveis graças a um planejamento e direcionamento racional para a ocupação do solo. Técnicos da Cetesb e da prefeitura concordaram que a solução passa pelo entrosamento dos setores públicos estaduais e municipais, empresas e a população. Essa nova mentalidade tem como base a qualidade total em toda a cadeia do processo produtivo, levando em conta que a preservação do meio ambiente é um bom investimento.À medida em que as fábricas funcionem e produzam bem, podem investir também em tecnologias de controle atendendo um mercado cada vez mais exigente nas questões ambientais.